CRIAÇÃO PRÓPRIA

Criamos espetáculos de teatro e outros projetos culturais, propostas clássicas e contemporâneas, capazes de relacionar entre si artistas e públicos e de estimular a participação e o diálogo, o respeito pela diversidade. Contribuindo para a Democracia Cultural. Fizemos, fazemos e faremos muito mais!

EM DIGRESSÃO

PINÓQUIO

CARTAS DO NOVO MUNDO

PAIAÇÚ

PORTFÓLIO COMPLETO

TEATRO

Grupo Cassefaz

Miguel Abreu

Consentim(i)ento

João Grosso e Pedro Barbeitos são os intérpretes portugueses de Consentim(i)ento, a perda do paraíso, a quem se juntam  o actor mexicano Jose Jaime Argote e o soprano Belén Rodriguez. Sob a direção de Miguel Abreu, responsável igualmente pela dramaturgia, propõe-se uma oratória bilingue num jogo de textos e palavras de Padre António Vieira e Frei Bartolomé de Las Casas que, no seu conjunto, consciencializam o espetador de hoje para aspetos dolorosos da colonização ibérica em terras ameríndias. Ontem e hoje, milhões de pessoas continuam a interrogar-nos: “Porqué nos matan?”. Estreado dia 1 de dezembro de 2018, às 19h00, no Instituto Cultural Las Cabañas, em Guadalajara, México. A convite do Comissariado de Portugal – País de Honra da Feira do Livro de Guadalajara. Patrocínio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

TEATRO

Grupo Cassefaz
Miguel Abreu

Fragmentos do Fim

De Klemente Tsamba, Margarida Cardeal, Miguel Abreu | Interpretação: Margarida Cardeal e Klemente Tsamba | Fotografia: Rosa Reis |Estreado dia 9 de setembro de 2017 no antigo Hospital Miguel Bombarda e no âmbito do 9º edição do festival TODOS-Caminhada de Culturas.

Memórias coletivas e individuais sobre Portugal colonial, a escravatura, o racismo e a guerra civil moçambicana após a independência, convocam lutas sanguinárias pelo Poder territorial, entre brancos e pretos, pretos e pretos, brancos e brancos, no passado e no presente.
Espetáculo permanentemente em processo de construção, em adaptação a contextos espaciais, territórios materiais e imateriais, interessados na discussão de questões relacionadas com o colonialismo europeu. Disponível para se deslocar a escolas, festivais, bibliotecas, conferencias e seminários, em Portugal e no estrangeiro.

TEATRO

Grupo Cassefaz
Miguel Abreu

Cartas do Novo Mundo

Projeto de CASSEFAZ PRODUÇÕES em parceria com MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA. Direção artística MIGUEL ABREU. Interpretação e cocriação F. PEDRO OLIVEIRA. Dramaturgia de Carta a El-Rei D. Manuel Sobre o Achamento do Brasil, de Pêro Vaz de Caminha, edição Alêtheia Editores, 2014. Cruzada com edição de Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, edição de 2000. Consulta de Terra Brasil 1500 – A Viagem de Pedro Alvares Cabral, testemunhos e comentários de Carmen Radulet edição de Chaves Ferreira Publicações, 1999. Carta do Piloto Anónimo.

TEATRO

Grupo Cassefaz
Miguel Abreu

Fragmentos do Fim

De Klemente Tsamba, Margarida Cardeal, Miguel Abreu | Interpretação: Margarida Cardeal e Klemente Tsamba | Fotografia: Rosa Reis |Estreado dia 9 de setembro de 2017 no antigo Hospital Miguel Bombarda e no âmbito do 9º edição do festival TODOS-Caminhada de Culturas.

Memórias coletivas e individuais sobre Portugal colonial, a escravatura, o racismo e a guerra civil moçambicana após a independência, convocam lutas sanguinárias pelo Poder territorial, entre brancos e pretos, pretos e pretos, brancos e brancos, no passado e no presente.
Espetáculo permanentemente em processo de construção, em adaptação a contextos espaciais, territórios materiais e imateriais, interessados na discussão de questões relacionadas com o colonialismo europeu. Disponível para se deslocar a escolas, festivais, bibliotecas, conferencias e seminários, em Portugal e no estrangeiro.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Alexandre de Sousa

A verdadeira história de Barbi

Celebração dos 20 anos de estreia da peça A Verdadeira História de Barbi iniciada em 2013. Encenação: Alexandre de Sousa | Coreografia: Rui Nunes | Texto: José Pinto Correia | Elenco: F. Pedro Oliveira, Miguel Abreu, Paulo Ferreira, Rafael Paulino | Reposição. Local: Teatro Estúdio Mário Viegas | Apoio: EGEAC | Digressão: Festival Cómico da Maia, Maia.

TEATRO

Grupo Cassefaz

José Caldas

Brasil digressão

Promoção dos 40 anos de carreira de José Caldas, no Brasil, através do Grupo Cassefaz em parceria com o grupo Quinta Parede. Apresentação em Minas Gerais e no Rio de Janeiro do espetáculo Medo Azul e do livro José Caldas – 40 Anos de Teatro | Subsídio Direção Geral das Artes – Secretário de Estado da Cultura.

TEATRO

Grupo Cassefaz

João Grosso

Desmesura

Encenação: João Grosso | Texto: Hélia Correia | Intérpretes: Inês Nogueira, João Grosso, Katrin Kaasa, Lucília Raimundo, Sandra Celas | Instrumentista: Patrícia Pereira | Leitura encenada no âmbito da Programação do Festival Todos – Caminhada de Culturas | Local: Palácio do Correio Mor, Lisboa | Subsídio Direção Geral das Artes – Secretário de Estado da Cultura.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Alexandre de Sousa

A verdadeira história de Barbi

Celebração dos 20 anos de estreia da peça A Verdadeira História de Barbi. Encenação Alexandre de Sousa | Coreografia: Rui Nunes | Texto: José Pinto Correia | Intérpretes F. Pedro Oliveira, Miguel Abreu, Paulo Ferreira, Dima | Local: Casino Lisboa (Lisboa) e Teatro Aveirense (Aveiro).

Espetáculo emblemático para a Cassefaz (aquando da sua estreia em 1993 esteve 1 ano e 5 meses em cena no Teatro Maria Matos e no Teatro Villaret), A Verdadeira História de Barbi é uma reposição reencontro entre os artistas e técnicos de há 20 anos atrás com os espetadores fãs que, nostalgicamente, revivem esta hilariante comédia com amizade e cumplicidade. Também uma oportunidade para o público mais jovem assistir pela primeira vez às críticas mordazes de Tuxa, Kika e Bábá a um certo tipo de jet set e mentalidade nacional.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Maria José Paschoal

Irmã Lúcia – Uma oração

Encenação, dramaturgia, espaço cénico: Maria José Paschoal | Direção artística: Elisa Lisboa | Texto: Irmã Lúcia | Local: Convento dos Cardaes, Lisboa | Integrado no programa de dinamização do bairro das Mercês, em Lisboa | Ante estreia Santuário de Fátima em 2012 | Digressão nacional: Guarda, Coruche, Coimbra, Alverca, Oliveira do Hospital | Subsídio: Direção Geral das Artes – Secretário de Estado da Cultura.

A partir do livro de memórias da irmã Lúcia, uma das videntes de Fátima, Maria José Paschoal constrói um espetáculo, que também é uma oração, onde os fiéis e crentes se reúnem para a revisitação das aparições da Cova da Iria. Espetáculo que integra o repertório da Cassefaz até 2017 – ano da celebração do centenário das aparições de Fátima.

TEATRO

Grupo Cassefaz

José Caldas

O rouxinol

Encenação: José Caldas | Texto: Hans Christian Andersen | Interpretação: Teresa Mónica, Alexandre Pedro | Local: Centro Cultural da Malaposta, Odivelas | Subsídio Direção Geral das Artes – Secretário de Estado da Cultura.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Miguel Abreu

Paiaçú

Encenação: Miguel Abreu | Texto: Padre António Vieira | Dramaturgia: Miguel Abreu e João Grosso | Interpretação: João Grosso | Grupo Coral Serões d’ Aldeia da Trindade | Local: Igreja de São Domingos, Lisboa. Integrado na programação do Festival Todos – Caminhada de Culturas | Subsídio: Direção Geral das Artes – Secretário de Estado da Cultura.

Para alguns autores contemporâneos o padre António Vieira (“Paiaçú” ou Pai Grande como lhe chamavam os gentios no Brasil de seiscentos) foi um pioneiro e paradigma de interculturalidade. Esta ideia, estimulante, convida-nos a escutar excertos de alguns sermões que Vieira escreveu afirmando que “melhor é sustentar do suor próprio, que do sangue alheio”.  PAIAÇÚ é, assim, um texto síntese de muitos escritos de padre António Vieira em defesa da libertação dos escravos índios e negros em terras do Maranhão, no séc. XVII.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Maria João Rocha

Triálogo

Encenação: Maria João Rocha | Texto: Rúben A. Leitão | Intérpretes: Pedro Loureiro, Rodrigo Pereira, Sara da Graça | Integrado no Ciclo Olhos Cegos Que Vêem da Cassefaz no âmbito do programa de dinamização do bairro das Mercês, em Lisboa | Texto editado | Local: Largo Agostinho da Silva, Lisboa | Subsídio Direção Geral das Artes – Secretário de Estado da Cultura.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Miguel Abreu

Na aventura dos sentidos

Encenação: Miguel Abreu | Texto: Miguel Abreu e João Villas-Boas | Cenografia: Ana Pérez-Quiroga | Vídeo: António VD | Interpretação: João Villas-Boas | Local: Dizpensa – Bairro das Mercês, Lisboa. Integrado no programa de dinamização do bairro das Mercês, em Lisboa | Subsídio Direção Geral das Artes – Secretário de Estado da Cultura.

TEATRO

Grupo Cassefaz

André Murraças

Cândida – uma história portuguesa

Encenação, texto, cenografia e figurinos: André Murraças | Direção atores: Paulo Ferreira | Elenco: Sílvia Filipe, Guilherme Filipe | Local: Teatro Aberto, Lisboa | Subsídio Direção Geral das Artes – Secretário de Estado da Cultura | Texto editado.

Um monólogo sobre a vida de uma cantora popularucha portuguesa, onde se recusou o óbvio, criando-se um espetáculo digno desse nome, mergulhado numa certa estética gay, mas nunca fechado nela. A atriz Sílvia Filipe oferece-nos uma Cândida Branca Flor frágil e neurótica e só no fim descobrimos que aquela mulher é uma abstração – Uma Cândida em lugar de todas as cândidas que usam o palco para fugir da vida.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Ana Tamen

Dias a fio

Encenação: Ana Tamen | Texto: Luísa Costa Gomes | Cenografia: Marta Silva | Figurinos: Maria Gonzaga | Intérpretes: Bruno Schiappa, João Ricardo, Paula Diogo, Sérgio Praia, Sílvia Filipe, Teresa Faria | Local: São Luíz – Teatro Municipal, Lisboa | Co-produção São Luiz Teatro Municipal/EGEAC | Subsídio Direção Geral das Artes – Secretário de Estado da Cultura.

Nesta fábula lúcida e cruel, apenas na aparência sobre propriedade horizontal e evidentemente sobre a realidade, sabe-se logo que os agentes imobiliários somos nós, variedade de zombies desorientados pela crise do mercado, sem crédito nem poupança, buscando o horizonte algures no nevoeiro pixelizado dos cento e tal canais do pacote básico.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Joana Craveiro

A esquina das coisas

Encenação: Joana Craveiro | Texto e interpretação: Joana Craveiro, Cláudio da Silva |Local: Ruas da Mouraria, Lisboa | Integrado na programação do Festival Todos – Caminhada de Culturas | Subsídio Direção Geral das Artes – Secretário de Estado da Cultura.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Maria João Rocha

O último minuto na vida de S.

Encenação, dramaturgia, figurino e espaço cénico: Maria João Rocha | Texto: Miguel Real | Elenco: Sylvie Rocha | Local: Cinema São Jorge, Lisboa | Reposição em 2011 no Teatro da Trindade, Lisboa | Subsídio: M/C Direção Geral das Artes. Apoio: EGEAC | Texto editado.

S é Snu Abecassis, a companheira de Francisco Sá Carneiro que morreu no acidente de Camarate que vitimou também o líder do PSD. A história de um grande amor apoiando-se na realidade portuguesa entre as décadas de 60 e 70 através do olhar de uma escandinava que viveu 20 anos em Portugal. Uma mulher que foi muito mais do que a mulher que amou Sá Carneiro.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Claudio Hochman

O Burguês Fidalgo

Encenação: Claudio Hochman | Texto: Molière | Figurinos: Paloma del Pozo | Música original: Daniel Shevetz | Elenco: Alexandre Ferreira, Catarina Guerreiro, Fernanda Paulo, João Didelet, Marina Albuquerque, Miguel Sopas, Paulo Duarte Ribeiro, Sílvia Filipe | Músicos ao vivo: Ana Mendes, Pedro Silva, Rui França |Local: Jardins do Palácio do Beau Sèjour, Lisboa | Inserido no projecto da Cassefaz, Clássicos Modo de Usar! | Subsídio: M/C Direção Geral das Artes | Apoio: CML

Sim, é cedo, às 20 horas. Mas isso é porque não estamos habituados. Mas se pensarmos que a essa hora ainda é dia, e que o espetáculo é ao ar livre, vamos poder ver uma apresentação com o sol a pôr-se. Depois o cenário é magnífico… até que tudo começa e as gargalhadas e sorrisos não mais nos largarão. Ainda por cima é de entrada grátis!

TEATRO

Grupo Cassefaz Sub/21
Claudio Hochman

Tempestade num copo de água

Encenação e texto: Claudio Hochman | Música original: Daniel Schvetz | Cenografia e figurinos: Cristina Novo | Elenco: Ana Cloe, Teresa Macedo | Reposição do espetáculo estreado em 2006 | Circulação em Espanha no Festival de Títeres de Sevilha, Festival de Títeres de Alcazar San Juan, Festival Títeres Cádiz.

TEATRO

Grupo Cassefaz

André Murraças

Experiência Variações

Encenação, texto, cenografia, figurinos: André Murraças | Elenco: André Patrício, André Soares, Carlos António, Celestino Verdades, Dina Santos, Patrícia Ramos, Ricardo Molares, Vítor Enes | Local: Fábrica Braço de Prata, Lisboa | Integrado nas Festas de Lisboa, co-produção com EGEAC | Subsídio: M/C Direção Geral das Artes.

Há muito tempo que Murraças não fazia espetáculos com outras pessoas – afinal, ele tem investido num formato peculiar em que faz tudo, da direção artística à interpretação, numa simbiose muitas vezes única entre teatro, música, performance e artes plásticas. Espetáculo de homenagem a António Variações. Oito contentores onde se passam coisas sobre a época, mas também sobre a vida do cantor; e se ele misturava o privado com o público, não há nada como fazer o mesmo com o espetáculo.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Ana Tamen

O misantropo

Encenação: Ana Tamen | Texto: Molière | Tradução: Vasco Graça Moura | Cenografia: Ana Monteiro da Costa | Figurinos: Filipe Faísca | Intérpretes: Adelina Oliveira, João Didelet, Marina Albuquerque, Mário Redondo, Miguel Sopas, Patrícia André, Paulo Pinto, Tiago Porteiro | Local: Palácio Marquês de Tancos, Lisboa | Inserido no programa da Cassefaz, Clássicos Modo de Usar! | Subsídio: M/C Direção Geral das Artes | Apoio: EGEAC.

A comédia sobre um homem que quer ter uma conversa decisiva com a mulher que ama e que, até ao fim do dia, não consegue fazê-lo (Loius Jouvet).

TEATRO

Grupo Cassefaz

Maria José Paschoal

Amália em Nova Iorque

Encenação, dramaturgia, cenografia, figurinos e interpretação: Maria José Paschoal | Texto: Vicente Alves do Ó | Direção artística: Elisa Lisboa | Local: Museu do Fado, Lisboa | Subsídio: M/C Direção Geral das Artes | Apoio EGEAC.

TEATRO

Grupo Cassefaz Sub/21
Claudio Hochman

Tempestade num copo de água

Encenação e texto: Claudio Hochman | Música original: Daniel Schvetz | Cenografia e figurinos: Cristina Novo | Elenco: Ana Cloe, Teresa Macedo | Reposição do espetáculo estreado em 2006 | Circulação em Espanha no Festival de Títeres de Sevilha, Festival de Títeres de Alcazar San Juan, Festival Títeres Cádiz.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Maria José Paschoal

Vieira da Silva par elle même

Encenação, texto e interpretação: Maria José Paschoal | Direção artística: Elisa Lisboa | Local: Fundação Arpad Szénes-Vieira da Silva, Lisboa | Globo de Ouro (revista Caras) para Melhor Atriz | Participação no Festival de Almada de 2009 | Subsídio: M/C Direção Geral das Artes

Todas as palavras do texto de Maria José Paschoal são palavras de Vieira da Silva. Foram ditas em entrevistas a diferentes publicações ao longo da vida, e surgem nesta peça interpretadas como um monólogo biográfico onde a artista fala de si, revelando opiniões e incertezas e questionando amiúde as suas escolhas.

TEATRO

CIT/Grupo Cassefaz

André Murraças

Untitled – uma peça para galeria

Direção: André Murraças. A partir de imagens de Richard Foreman | Elenco: Anabela Brígida, Eládio Clímaco, Marcelo Urgeghe, Yann Gilbert | Local: Appleton Square, galeria, Lisboa | Integrado no Bridge Project | Subsídio M/C Direção Geral das Artes.

Apesar de estar classificado como teatro, este espetáculo pode não ser exatamente isso. Não há palco, pode nem haver atores ou texto. Acontece numa galeria de arte… É o resultado de um work in progresso de Murraças. Uma experiência invulgar numa galeria virada do avesso e onde os sentidos dos espetadores são baralhados.

TEATRO

Cassefaz Gestão

Paulo Filipe Monteiro

Noite Árabe

Cliente: Paulo Filipe Monteiro

TEATRO

Grupo Cassefaz

Anabela Mendes

Por Mares já há muito navegados

Direção artística: Anabela Mendes | Elenco: Alexandre Pieroni Calado, Sandra Hung | Local: International Centre Goa – Zuari Room, Goa, Índia | Subsídio: M/C Direção Geral das Artes.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Ana Tamen e Miguel Abreu

Molière, Molière! Modo de usar

Reflexão teórica e prática sobre modos de traduzir, encenar e interpretar textos clássicos, hoje! A partir das obras de Molière O Misantropo e O Burguês Fidalgo. Direção artística: de Ana Tamen e Miguel Abreu. Colaboradores teóricos: Christine Zurbach, Luísa Costa Gomes, Maria João Brilhante, Vasco Graça Moura | Elenco: Adelina Oliveira, Bartolomeu Pais, Cristina Bizarro, Elmano Sancho, João Didelet, Marina Albuquerque, Mário Redondo, Miguel Sopas, Patrícia André, Samuel Alves, Tiago Porteiro | Local: São Luiz Teatro Municipal, Lisboa | Inserido no Programa da Cassefaz, Clássicos Modo de Usar! | Subsídio: M/C Direção Geral das Artes.

Artistas, professores, investigadores e público em geral debruçaram-se sobre a importância dos textos clássicos e participaram ativamente numa construção teatral.

TEATRO

CIT/Grupo Cassefaz

Ana Tamen

Da boca para Dentro

Encenação: Ana Tamen em colaboração com Pedro Sena Nunes | Texto: Luísa Costa Gomes | Imagens fílmicas de Richard Foreman | Elenco: Maria Duarte | Local: Teatro da Politécnica, Lisboa | Integrado na programação do Festival Temps d’Images | Integrado no Bridge Project | Subsídio: M/C Direção Geral das Artes.

TEATRO

CIT/Grupo Cassefaz

Richard Foreman

Wake up Mr. Sleepy, your unconscious mind is dead

Encenação: Richard Foreman | Local: Ontological Hysteric Theatre, Nova Iorque, EUA | Co-produção com Companhia Ontological Hysteric Theatre, Nova Iorque | Subsídio: M/C Direção Geral das Artes.

Estreado em Nova Iorque, em janeiro de 2007, o espetáculo de Richard Foreman construído a partir, também, de imagens filmadas em Portugal em 2006 no panóptico do Hospital Miguel Bombarda – com atores e técnicos portugueses. O projeto de Foreman, envolvendo diversos países, é o de construção de materiais filmados – cenas diversas povoadas de imaginários por si criados – que podem depois ser usados e trabalhados em contexto de outros filmes, peças de teatro, performances, etc… pelos co-produtores e artistas de cada um desses países. A Cassefaz montou a partir desses materiais filmados em 2006 dois outros espetáculos: Da boca para dentro, com encenação de Ana Tamen (2007) e Untitled com direção de André Murraças (2008).Entretanto estreou em Nova Iorque Wake up Mr. Sleepy… com encenação do próprio Richard Foreman.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Ana Tamen

Fedra

Encenação: Ana Tamen | Texto: Racine | Tradução: Vasco Graça Moura | Cenografia e figurinos: Vera Castro | Elenco: Adelina Oliveira, Alexandre de Sousa, Beatriz Batarda, Cândido Ferreira, Cristina Bizarro, Kjersti Kaasa, Pedro Carmo, Sara Carinhas | Co-produção: Maria Matos – Teatro Municipal | Local: Maria Matos – Teatro Municipal, Lisboa | Subsídio M/C Direção Geral das Artes.

TEATRO

Família Galaró

Cassefaz Gestão

Produção Executiva: Cassefaz

Mistério do Planeta Negro

TEATRO

Grupo Cassefaz Sub/21

Mário Alves

Tomé em grande

Encenação e texto: Eduardo Alves | Intérpretes: Bruno Simões, Manuel Sá Pessoa, Sandra Barata Belo | Reposição em 2008 no Teatro da Politécnica, Lisboa | Parceria com Teatro Nacional de D. Maria II | Subsídio: M/C Direção Geral das Artes.

TEATRO

Festa

São Luiz Teatro

Municipal

20 Anos Cassefaz

No jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal celebrou-se a passagem do vigésimo aniversário do Grupo Cassefaz! Festa criativa e memorável com a participação de Maria Bakker!

TEATRO

Grupo Cassefaz

Luís Assis

Beijos & Abraços

Encenação, texto, cenografia, figurinos: Luís Assis | Intérpretes: Cláudia Andrade, Luís Assis, Maria Camões, Paulo Diegues | Local: Teatro da Comuna, Lisboa | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

Para acabar de vez com os preconceitos, este espetáculo anda muito à volta das relações e dos problemas emocionais de dois casais homossexuais que, na maior parte dos casos, são problemas de todas as relações. Homossexuais ou heterossexuais.

TEATRO

Anglo saxónico

Grupo Cassefaz

Leituras Teatro Gay

Direção e tradução: Luís Assis | Leitura encenada dos textos anglo saxónicos Bicha Positiva, de Robert Patrick; Compras & Fodas, Algumas Polaroides Explícitas e A Casa de Mariazinhas da Mãe Chatos, de Mark Ravenhill; O Coração Normal, de Larry Kramer; Anjos na América, de Tony Kushner | Elenco: Cláudia Andrade, Filipe Salema, Luís Assis, Maria Camões, Mário Rodrigues, Miguel Abreu, Paulo Diegues, Sérgio Calvinho, Tiago Tempera | Comentadores: Ana Luísa Amaral, António Cascais, Francesca Rayner, João Ferreira | Local: Teatro da Comuna, Lisboa | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

TEATRO

CIT/Grupo Cassefaz

Richard Foreman

Bridge projet

Encenação: Richard Foreman | Autoria: Richard Foreman e Sophie Haviland | Intérpretes: Adelina Oliveira, André Teodósio, António Calpi, Carla Bolito, Carla Galvão, Elisa Lisboa, João Pedreiro, Maria Duarte, Patrícia Galiano, Samuel Alves, Tiago Manaia, Tita Morgado | Projeto internacional de criação livre e aberta, envolvendo vários países | Local: Hospital Miguel Bombarda. Centro Cultural de Belém | Estreado em Nova Iorque, EUA | Projeto desenvolvido em 2006-2007-2008 | Apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Luso Americana, ETIC, Universidade Lusófona, Hospital Miguel Bombarda, Centro Cultural de Belém | Subsídio: M/C Instituto das Artes | Co-organização: Ana Tamen e Miguel Abreu.

TEATRO

Edição Cassefaz/IA

Miguel Abreu

GAVE

Autoria: Miguel Abreu (concepção e coordenação), Conceição Amaral, Miguel Amado, Otelo Lapa, Rita Sousa Guerreiro, Sónia Monteiro | GAVE – Guia das Artes Visuais e do Espetáculo, um manual de produção cultural acompanhado de um diretório de contactos e de instrumentos práticos para a elaboração e concretização de projetos artísticos e culturais | Subsídio: M/C Instituto das Artes

TEATRO

Grupo Cassefaz

Iñigo Ramirez de Haro

Me cago en Díos

Encenação, texto: Iñigo Ramirez de Haro | Cenografia: Natércia Costa | Figurino: São Ferreira | Elenco: Carloto Cotta | Local: Teatro da Comuna, Lisboa | Parceria Associación de Autores de Teatro de Madrid | Apoio: Embaixada de Espanha | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

TEATRO

Cassefaz Gestão

Miguel Abreu

Faro 2005

A Cassefaz assegurou através de Miguel Abreu a coordenação geral da Produção de todo o evento FARO, Capital Nacional da Cultura 2005. Miguel Abreu assegurou também a programação de Teatro do referido evento. Um serviço de outsourcing da Cassefaz à estrutura de Missão Faro 2005.

TEATRO

Cassefaz Gestão

PICLE

Leituras encenadas em Madrid

Leituras encenadas de autores portugueses | Direção de Projeto Miguel Abreu e Luís Maluenda | Autores: Abel Neves, José Maria Vieira Mendes, Luísa Costa Gomes, Vicente Sanches | Elenco: Antonio Canal, Esperanza de la Encarnación, Yolanda Farr, Elea Fernández, Eva Higueras, Jesús Ruyman, César Sanchéz, Pepa Sarsa, Paco Vidal, Margarita Altolaguirre, Victor Formoso, Ana Labordeta, Lúa Lôpes, Alfonso Munõz, Randú Ramírez, Fatima Ry Blanco, Pedro Chamizo, Javier Otero, Lluvia Rojo | Local: Círculo de Las Bellas Artes, Madrid | Subsídio: M/C Instituto das Artes e Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Ana Tamen

Um Filho

Encenação: Ana Tamen | Texto: Luísa Costa Gomes | Cenografia: Natércia Costa | Elenco: Jorge Sequerra, Lídia Franco, Martinho Silva, Samuel Alves | Local: Teatro da Malaposta, Odivelas | Digressão: Teatro Carlos Alberto, Porto | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

Escrevi Um Filho há exatamente vinte anos. Foi a minha primeira peça. O original, em inglês, chamava-se Houses without walls e era uma comédia sobre, digamos assim, o paradoxo das paredes. Feitas para proteger, apenas isolam…(Luísa Costa Gomes).

TEATRO

Grupo Cassefaz Sub/21

Mário Alves

Tomé em grande

Encenação e texto: Eduardo Alves | Intérpretes: Bruno Simões, Manuel Sá Pessoa, Sandra Barata Belo | Reposição em 2008 no Teatro da Politécnica, Lisboa | Parceria com Teatro Nacional de D. Maria II | Subsídio: M/C Direção Geral das Artes.

TEATRO

Cassefaz Gestão

PICLE

Leituras encenadas em Lisboa

Leituras encenadas de autores espanhóis | Autores: Alfonso Vallejo, Jose Luis Alonso de Santos, Joseph M, Benet i Jornet, Igancio del Moral, Iñigo Ramirez de Haro, Juan Mayorga, Juan Polo Barrena, Lídia Falcón O’Neill, Miguel Signes, Raúl Dans | Direção de Leituras: André Murraças | Elenco: Anabela Brígida, Carlos Afonso Pereira, Cláudia Gaiola | Local: Teatro da Comuna, Lisboa | Subsídio: M/C Instituto das Artes e Associación de Autores de Teatro de Madrid.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Luís Assis

Gay Solo

Encenação e texto: Luís Assis | Elenco: Luís Assis | Local: Teatro da Comuna e Bar Frágil, Lisboa | Digressão Oeiras, Algarve | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

TEATRO

Pin Cultura

Cassefaz Gestão

Teatropolis

Criação de um site que se assumiu como um bairro virtual de teatros. Divulgando espetáculos e eventos culturais. Associando-se ao PIN Cultura, um original “PINcartão” facilitador do acesso aos espetáculos e eventos culturais, servindo de base para um estudo de públicos de caráter continuado e transversal a diversas entidades artísticas e culturais. O site contou 6472 visitas no mês de abertura e motivou a adesão de 584 pessoas ao Pin Cultura. Entidades parceiras fundadoras: Teatro da Trindade, Teatro da Luz, Livraria Barata, Chapitô, Fórum Cultural de Alverca, Cavalo de Ferro, editores, Teatro Politeama, Bambolina.

TEATRO

Grupo Cassefaz Sub/21

Ana Tamen

Vanessa vai à luta

Encenação: Ana Tamen | Texto: Luísa Costa Gomes | Elenco: Adelina Oliveira, João Pedreiro, Patrícia Galiano e as crianças Fausto Silva, Carlota Ramos, Francisco Duarte, Mara Galinha | Local: Teatro da Comuna, Lisboa | Subsídio: M/C Instituto das Artes | Texto editado | DVD disponível.

Uma menina diferente. Vanessa, de sete anos, é uma maria rapaz que só deseja ter uma metralhadora. Passa a vida a destruir Barbies. Vanessa maldiz a sua condição de rapariga… Uma peça que nos relembra a possibilidade muitas vezes esquecida de escolhermos ser livres.

TEATRO

Grupo Cassefaz Sub/21

Eduardo Alves

A caminho da comilónia

Encenação e texto: Eduardo Alves | Cenografia: Ana Catila Mané | Elenco: Bruno Simões, Guilherme Noronha, Sílvia Marques | Local: Parque Florestal de Monsanto, Lisboa | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Élvio Camacho

Audição com Daisy ao vivo

Encenação: Élvio Camacho | Texto: Armando Nascimento Rosa | Cenário: Bruno Guerra | Figurinos: Marco Geraldes | Elenco: Inês Nogueira, Jorge Andrade, Filipe Raposo (piano) | Local: Maria Matos – Teatro Municipal, Lisboa | Digressão a Évora | Texto publicado | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

Comédia, poesia e música, numa única Audição.

TEATRO

Grupo Cassefaz

António Pires

Nós depois telefonamos

Encenação: António Pires | Texto: Mário Botequilha e Patrícia Castanheira | Cenário: Alexandra Cruz | Elenco: Carla Salgueiro, Cristina Cavalinhos, Dalila Carmo, Francisco Nascimento, Gonçalo Waddington, João Cabral, Sofia Grillo | Local: Maria Matos – Teatro Municipal, Lisboa | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

O teatro visto por dentro, desde o casting até ao dia da estreia. Entre os ensaios de leitura e de improvisação, o elenco atira-nos as suas partilhas, ambições e medos. Da personagem pode surgir a verdadeira voz do ator. Um desvario a não perder.

TEATRO

Grupo Cassefaz Sub/21

Eduardo Alves

A viagem do Tomé

Encenação e texto: Eduardo Alves | Elenco: Bruno Simões, Manuel Sá Pessoa | Local: Teatro Há-de Ver, Lisboa, onde se repôs em 2003 e 2004 | Digressão Palmela, Alverca, Figueira da Foz, Moita, Tomar, Barreiro, Oeiras, Madeira.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Comunicação Queer

Festival T

Plataforma de comunicação e encaminhamento de públicos interessados em espetáculos, espaços, debates associados à estética queer, ativa entre 2003 e 2004. Serviço de agenda que encaminhou, por exemplo, para: Jimmy, Créature de Rêve de Marie Brassard, no CCB; Livraria Esquina Cor de Rosa; As Fronteiras do Travesti no Trabalho do Actor, CD-Rom de Eugénia Vasques; Maria Bakker At National de Gonçalo Ferreira de Almeida. Experiência que serviu para avaliação do impacto de projetos queer junto da população portuguesa e que justificou a continuação de investimento e pesquisa neste sub-sector das artes. Concebido como uma Plataforma de comunicação que aconselha a todos os que a ela adiram, espetáculos, eventos e iniciativas que, entre março de 2003 e dezembro de 2004 reflitam sobre questões de “género”, “identidade” e “transformismo”.

TEATRO

Cassefaz Gestão

Miguel Abreu

Pólo Ibérico

Projeto da Cassefaz, desenhado por Miguel Abreu e reconhecido à data como de Manifesto Interesse Cultural, estabelecendo uma marca referenciadora, o PICLE – Plataforma de Intercâmbio Cultural Luso Espanhol. Dedicado a explorar possíveis parcerias entre Portugal e Espanha com principal enfoque em Madrid, Barcelona e Sevilha. No âmbito deste projeto foi realizado no Maria Matos Teatro Municipal um encontro ibérico chamado pt.es.teatros/Encontros de Teatro Luso Espanhóis, sendo também apresentado o espetáculo La Calle del Infierno, pela companhia Valiente Plán (Sevilha). Leituras Encenadas em Madrid de autores portugueses e Leituras Encenadas em Lisboa de autores espanhóis, em 2005.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Luís Assis

A Relíquia

Encenação: Luís Assis | Texto: Eça de Queiroz | Elenco: Ana Brito e Cunha, André Teodósio, Élvio Camacho, Fernanda Montemor, Hugo Amaro, José F. Martins | Espetáculo de homenagem à atriz Fernanda Montemor | Local: Maria Matos – Teatro Municipal, Lisboa | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

A partir do original de Eça de Queiroz, Luís Assis assinou uma versão cénica centrada na personagem da Titi recorrendo a um poderoso dispositivo cénico e a uma encenação pouco ortodoxa, porquanto arriscada num experimentalismo cuidado e de grande rigor literário, interpretativo e dramático.

TEATRO

Grupo Cassefaz Sub/21

Eduardo Alves

A viagem do Tomé

Encenação e texto: Eduardo Alves | Elenco: Bruno Simões, Manuel Sá Pessoa | Local: Teatro Há-de Ver, Lisboa, onde se repôs em 2003 e 2004 | Digressão Palmela, Alverca, Figueira da Foz, Moita, Tomar, Barreiro, Oeiras, Madeira.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Miguel Abreu e Francisco Camacho

Be sex Cabaret

Co-criação e encenação: Francisco Camacho, Miguel Abreu. Figurinos Carlota Lagido | Elenco: Filipa Francisco, Helena Afonso, Miguel Mendes, Miguel P., Tiago Guedes | Local: Maria Matos – Teatro Municipal, Lisboa.

Be Sex Cabaret explora as contradições sociais à volta do sexo, colocando o público perante o dilema do que é e do que deve ser, levando-o a desconstruir a expressão tradicional que diz que o hábito faz o monge. É uma festa em que se discute a identidade. Mais do que a bissexualidade está em em causa um terceiro sexo, um ser ambíguo.

TEATRO

Grupo Cassefaz Sub/21

Eduardo Alves

A escolha do Tomé

Encenação e texto: Eduardo Alves | Elenco: Bruno Simões e Guilherme Duarte | Local: Maria Matos – Teatro Municipal, Lisboa | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Guilherme Filipe

As alegres comadres

Encenação: Guilherme Filipe | Texto: William Shakespeare | Elenco: Bruno Coelho, João Craveiro Reis, F. Pedro Oliveira, Fernando Ferreira, Filipe Costa, Guilherme Noronha, Luís Barros, Miguel Romeira, Pedro Matos, Renato Aires | Local: Maria Matos – Teatro Municipal, Lisboa | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Miguel Abreu

Amélia, princesa de França, rainha de Portugal

Encenação: Miguel Abreu | Texto: Fernando Pinto Bessa e Maria Manuel Nery | Elenco: Guilherme Filipe, Isabel Medina, Luís Assis, Maria Henrique, Teresa Faria | Local: Maria Matos – Teatro Municipal, Lisboa | Subsídio: M/C Instituto das Artes e Fundação Calouste Gulbenkian

TEATRO

Grupo Cassefaz

Miguel Abreu

Fidelidades

Encenação: Miguel Abreu | Texto: Maria do Céu Ricardo | Cenário: Cristina Bastos | Intérpretes: Cecília Guimarães, Filipe Costa, Guilherme Filipe, Isabel Medina, Lídia Franco, Joana Luís de Castro | Local: Maria Matos – Teatro Municipal, Lisboa | Texto original editado | Subsídio: M/C Instituto das Artes e Fundação Calouste Gulbenkian.

Fidelidades é uma peça que procura questionar um modelo de família, neste caso o de uma família pequeno burguesa que vive nos subúrbios de Lisboa. Os paradigmas afetivos estão a mudar e com eles a família. Pois que fazer quando, de repente, se conhece o namorado do pai de família…

TEATRO

Cliente: Biblioteca Nacional, Lisboa

Eça em cena

Direção artística: Miguel Abreu

TEATRO

Grupo Cassefaz Sub/21

Miguel Abreu

As barcas – viagens de vida e de morte

Encenação: Miguel Abreu | Texto: Gil Vicente | Dramaturgia: Helena Reis Silva, Miguel Abreu, Filipe Costa | Elenco: Bruno Coelho, F. Pedro Oliveira, Filipe Costa, Helena Afonso, Inês Nogueira, Nelson Cabral, Paulo Duarte Ribeiro, Pedro Cardoso | Local: Maria Matos – Teatro Municipal, Lisboa | Reposição em 2001 | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

Resultou esta colagem num objecto dramatúrgico original, interessante, e propício a uma fantasia permanente na linha escolhida da encenação, com o recurso a um espaço cénico intemporal e que faz lembrar imagens de espetáculos de Bob Wilson, muito também devido aos figurinos que são belíssimos e inventivos (jornal O Independente).

TEATRO

Grupo Cassefaz

Miguel Abreu

2001 – a odisseia das Barbis

Encenação: Miguel Abreu | Texto: José Pinto Correia | Coreografia: Francisco Pedro | Elenco: F. Pedro Oliveira, Miguel Abreu, Paulo Ferreira e os bailarinos Catarina Louro, Célia Alturas e Francisco Pedro | Local: Maria Matos – Teatro Municipal, Lisboa | Integrado no Ciclo Feminino Masculino | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

Terceiro e último espetáculo da saga de As Barbis que as leva a viajar no tempo entre os anos 50, 60,70, 80 e 90 do século passado. Um texto invulgar com um olhar irónico sobre um certo tipo de Portugal.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Luís Assis

Uma casa na árvore

Encenação, texto, cenografia e co-produção: Luís Assis | Local: Maria Matos – Teatro Municipal | Subsídio: M/C Instituto das Artes

TEATRO

Grupo Cassefaz

Miguel Abreu

Cabaret das virgens… ou talvez não!

Encenação: Miguel Abreu | Texto: José Pinto Correia, Miguel Abreu, Paulo Duarte Ribeiro | Coreografia: Francisco Pedro | Intérpretes: Catarina Louro, Helena Afonso, Luís Castanheira, Luís Caboclo, Miguel Abreu, Nuno Lopes, Paulo Duarte Ribeiro | Local: Maria Matos – Teatro Municipal, Lisboa | Integrado no Ciclo Feminino Masculino | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Gonçalo Ferreira de Almeida

Maria Bakker

Texto, encenação e interpretação: Gonçalo Ferreira de Almeida | Direção musical: Mário Rui | Direção Cénica: Lorenzo Mele | Figurino: José António Tenente | Local: Maria Matos – Teatro Municipal, Lisboa | Integrado no Ciclo Feminino Masculino | Subsídio: M/C Instituto das Artes.

Gonçalo Ferreira de Almeida cria uma personagem feminina em cujas veias corre o sangue de algumas das mais icónicas “divas” do cinema norte-americano dos anos 40 e 50. Maria Bakker é um corpo que paira numa atmosfera artificial e inacessível. Uma forma, afinal, de atingir a perfeição. A perfeição raffiné do corpo glorioso, transfigurado. A raiar o impossível (Público, 8-8-99)

TEATRO

Cassefaz Gestão

Expo 98

Mergulho no Futuro, festival

Cliente: Parque Expo, Lisboa | Direção Artística: Fernando Luís Sampaio | Coordenação Produção: Miguel Abreu.

TEATRO

Cassefaz Gestão

Expo 98

Olharapos

Cliente: Expo 98, Lisboa | Direção Artística: Cândido Ferreira | Direção Produção: Miguel Abreu

TEATRO

Grupo Cassefaz Sub/21

Paulo Ferreira

O rapto de Madonna

Texto e encenação: Paulo Ferreira | Co-criação: Miguel Abreu e João Melo | Direção Musical: João Melo | Elenco: Rui Raposo | Local: Teatro Municipal Maria Matos, Lisboa.

Um solo do ator Rui Raposo. Com uma energia rápida e um speed demolidor o ator lança as bases dum culto cuja deusa se chama Madonna. Para tudo isto não havia a necessidade de ocupar a casa de banho. Mas é um facto que ela é um cenário inspirador.

TEATRO

Grupo Cassefaz Sub/21

Paulo Ferreira

Maldita borbulha

Encenação: Paulo Ferreira | Texto: Paulo Ferreira e Pedro Castro | Elenco: Carlos Teixeira, Íris Reis, Jorge Valentim (Jorge Corrula), Maria João Falcão, Miguel Barros, Paula Silva, Raquel Morato, Rui Raposo | Local: Teatro Municipal Maria Matos, Lisboa.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Miguel Abreu

O poder das Barbis

Encenação: Miguel Abreu | Texto: José Pinto Correia | Elenco: F. Pedro Oliveira, Maria Henrique, Miguel Abreu, Óscar Romero, Paulo Ferreira, Vítor Gonçalves | Voz off: António Cordeiro | Local: Teatro Municipal Maria Matos, Lisboa.

O texto revela um apuramento de escrita e uma ousada temática que nos permite afirmar estarmos perante um objecto incontornável para a definição, entre nós, de uma dramaturgia pautada pela estética “camp” e o ideário “gay” completado aqui pela alusão, ainda que pantomímica ao universo da homossexualidade feminina (Eugénia Vasques, Expresso).

TEATRO

Cassefaz Gestão

Escola de Mulheres

Danças a um deus pagão

Cliente: Escola de Mulheres, Lisboa | Produtor delegado: Miguel Abreu.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Paulo Ferreira

O homem que nunca existiu

Encenação: Paulo Ferreira | Texto: Ivo Machado | Elenco: António Cordeiro, Carlos Borges, Célia André, José F. Martins, José Simão, Maria José Pascoal e os fadistas Elsa Laboreiro, Fernanda Filipe, Pedro Amaral, Mário Manuel, acompanhados pelo Prof. Edgar Nogueira e Tó Neto | Local: Café Luso | Integrado na programação das Festas de Lisboa | Texto original editado | Patrocínio: Festas de Lisboa/EBHAL.

Os rapazes da Cassefaz estão sempre a inventar novas formas de espetáculo e a maior parte das vezes com sucesso. Agora aterraram no Bairro Alto, no Café Luso, e convenceram os fadistas da casa a entrar numa peça que mete espiões e refugiados. E ainda pode descobrir uma fadista de raça que, ainda por cima, também é atriz. Seu nome: Célia André. Senhores encenadores e autores vão ver Célia André em O Homem que nunca existiu e depois não digam que não foram avisados.(jornal A Capital).

TEATRO

Grupo Cassefaz

Miguel Abreu

Salazar, Deus, Pátria, Maria

Encenação: Miguel Abreu | Texto: Maria do Céu Ricardo | Cenografia: Cristina Bastos | Elenco: Márcia Breia | Local: Teatro Municipal Maria Matos, Lisboa | Gravado pela Radiotelevisão Portuguesa | Prémios: Nomeação para Melhor Atriz nos Troféus Nova Gente | Digressão: Porto. Paris | Texto original editado.

O monólogo da Dona Maria, governanta de Salazar, é um retrato da mentalidade portuguesa vista, muito apropriadamente, pelo lado da cozinha. A interpretação de Márcia Breia é um modelo de eficácia, de construção de uma personagem confinada a um mundo pequeno demais para as suas ambições.(João Carneiro, Expresso).

TEATRO

Grupo Cassefaz Sub/21

Miguel Abreu

A branca de neve e os 5 anões

Encenação: Miguel Abreu | Texto: José Pinto Correia | Cenografia: Cristina Bastos | Elenco: F. Pedro Oliveira, Gonçalo Ferreira de Almeida, Paulo Ferreira, Maria Duarte, Miguel Abreu, Miguel Hurst | Local: Teatro Villaret, Lisboa | Integrado na Programação de Lisboa 94-Capital Europeia da Cultura | Subsídio da Secretaria de Estado da Cultura | Texto original não editado.

“A utilização quase underground da subversão é a caraterística fundadora do espetáculo da Cassefaz. Neste trabalho a história da Branca de Neve e dos seus amigos anõezinhos sofre uma inversão quase total…” (Eugénia Vasques, Expresso)

TEATRO

Cassefaz Gestão

Rogério Carvalho

Miscelânia

Cliente: Comissão Nacional Para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses | Encenação: Rogério de Carvalho | Local: Culturgest (Grande Auditório), Lisboa.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Alexandre de Sousa

Outra vez as Barbis

Reposição de Vida de Artista ou a Verdadeira História de Barbi | Encenação: Alexandre de Sousa | Texto: José Pinto Correia | Coreografia: Rui Nunes | Elenco: F. Pedro Oliveira, Miguel Abreu, Miguel Pereira, Paulo Ferreira | Local: Teatro Villaret, Lisboa | Gravado pela Radiotelevisão Portuguesa | Digressão Nacional. Porto. Coimbra. Lousã. Évora. Aljustrel, Faro, entre outras vilas e cidades portuguesas | Reposição do espetáculo estreado no ano anterior e que se manteve em cena no Teatro Villaret 12 meses com duas sessões aos sábados num dos maiores sucessos de público do Grupo Cassefaz e em Portugal.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Alexandre de Sousa

Vida de artista ou a verdadeira história de Barbi

Encenação: Alexandre de Sousa | Texto: José Pinto Correia | Coreografia: Rui Nunes | Caracterização: Guilhermina Seabra | Elenco: Agnelo Vieira de Andrade, F. Pedro Oliveira, Miguel Abreu, Paulo Ferreira | Local: Teatro Municipal Maria Matos, Lisboa | Subsídio da Secretaria de Estado da Cultura.

Um dos mais populares espetáculos da Cassefaz, nivelou o travestismo em Portugal a um nível superior de qualidade e retirou-o do submundo dos cabarets. Com um texto de humor crítico corrosivo sobre um certo jet set nacional de novo riquismo e num estilo de escrita único e de difícil classificação, mas claramente promovido a um texto de alta comédia, A Verdadeira História de Barbi permitiu aos atores um trabalho de refinada técnica teatral. Uma proposta simultaneamente popular, erudita e transgressora. Iniciou um processo de investigação no Grupo Cassefaz sobre as técnicas ocidentais e orientais de travestismo – o chamado atorT – dando origem a um conjunto de outros espetáculos e ao longo de vários anos. A saga de As Barbis inspirou mais dois textos originais: O Poder das Barbis e 2001-A Odisseia das Barbis. Em 2013 e 2014 As Barbis voltaram à cena com a primeira peça e com o elenco original, excepto o bailarino, celebrando no Casino Lisboa e no Teatro Estúdio Mário Viegas os 20 anos de estreia do espetáculo. Apresentaram-se também no Teatro Aveirense e no Festival de Teatro Cómico da Maia.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Miguel Abreu

Um piquenique romântico

Direção artística: Miguel Abreu | Intérpretes: Carlos Pocinho, Fernando Nascimento, Gonçalo Ferreira de Almeida, Luísa Brandão, Cesta D’Artes | Local: Jardins do Palácio do Beau Séjour, Lisboa.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Miguel Abreu

Zarzuelas, Cabaret Y… olé, olé!

Encenação: Miguel Abreu | Dramaturgia: Miguel Abreu | Intérpretes: Conceição Abreu, Costa Campos, Jorge Marín, Luís Castanheira, Luísa Brandão, Manuela Santos, Vera Prokvic, Victor Paiva | Local: Teatro Municipal São Luiz, Lisboa | Digressão ao Algarve.

Um cabaret operático que deu sequência ao anterior êxito de Cabaret das Virgens.

TEATRO

Cassefaz Gestão

Nuno Artur Silva

Nocturnos II

Cliente: Nuno Artur Silva para a Liga dos Amigos do Jardim Botânico, Lisboa | Direção Artística: Nuno Artur Silva.

TEATRO

Grupo Cassefaz

Miguel Abreu

Cabaret das virgens

Encenação: Miguel Abreu | Texto: José Pinto Correia | Elenco: Ana Paula Jardim, Fernando Nascimento, Gonçalo Ferreira de Almeida, Joana Bagulho, Luís Castanheira, Maria D’Aires, Mário Marques, Miguel Abreu, Pedro Curado, Sofia Neuparth, Filipa Pais | Local: Teatro Municipal São Luiz, Lisboa.

Apresentado no Festival de Teatro de Almada.
Sessão extraordinária em 1992 no Teatro Municipal São Luiz (Sala Principal).

Primeira produção própria da Cassefaz, Cabaret das Virgens é também o espetáculo a partir do qual se lança a marca Grupo Cassefaz, distinguindo-se os espetáculos próprios da Cassefaz dos outros espetáculos em que a produtora, manifestamente, apenas presta serviços de produção executiva, gestão financeira e de patrocínios, comunicação, etc.
Cabaret das Virgens obtém um sucesso imenso junto dos “amigos da noite” e de uma certa “elite intelectual” fruto da sua ousadia e provocação. Assente num texto-guião muito simples mas inspirador e eficaz na ligação de um conjunto de canções do século passado, interpretadas por cantores de ópera e atores em travesti, insinuando escândalos de faca e alguidar, desconcertando o público com piadas inesperadas e quase de non-sense, Cabaret das Virgens provocou e animou, marcou uma diferença e identidade para os trabalhos artísticos dos primeiros anos do Grupo Cassefaz.

TEATRO

Cassefaz Gestão

Carlos Pimenta

Mar-íntimo

Cliente: Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa | Direção Artística: Carlos Pimenta.

TEATRO

Grupo Cassefaz/CENTA

Alexandre de Sousa

Auto da sibila cassandra

Encenação: Alexandre de Sousa | Texto: Gil Vicente | Figurinos: Rosa Freitas | Elenco: António Melo, Cristina Cavalinhos, Hélder Brás, João Didelet, Lucinda Loureiro, Maria D’Aires, Carlos Vieira | Local: Vila Velha de Ródão e Caldas da Rainha.

Um espetáculo que demonstrou como Gil Vicente é inequivocamente um autor português intemporal e acessível a todos os tipos de público. E que proporcionou a criação de um processo de trabalho de teatro comunitário, juntando atores profissionais de Lisboa com atores amadores de Vila Velha de Ródão e do Fratel.

TEATRO

Cassefaz Gestão

Nuno Artur Silva

Nocturnos

Cliente: Nuno Artur Silva para a Liga dos Amigos do Jardim Botânico, Lisboa | Direção Artística: Nuno Artur Silva.

TEATRO

Cassefaz Gestão

Myriam Bargtze

Atrás de um arbusto

Atrás de um arbusto. Um papa formigas esverdeia de vergonha – Cliente: Liga dos Amigos do Jardim Botânico, Lisboa | Projeto artístico: Myriam Bargtze e Rolf Konrad

TEATRO

Cassefaz Gestão

Casa da Comédia

What happened to Madalena Iglesias

Cliente: Casa da Comédia, Lisboa | Direção Artística: Filipe La Féria |Prémios Nova Gente.

TEATRO

Cassefaz Gestão

Fundação Calouste Gulbenkian

O contrabaixo

Cliente: Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa | Direção Artística: Anabela Mendes.

TEATRO

Cassefaz Gestão

Casa da Comédia

O irmão

Cliente: Casa da Comédia, Lisboa | Direção Artística: João D’Ávila.

TEATRO

Cassefaz Gestão

Casa da Comédia

A ilha do Oriente

Cliente: Casa da Comédia; Lisboa | Direção Artística: Filipe La Féria.

TEATRO

Cassefaz Gestão

Madalena Victorino

Projeto Tojeira

Cassefaz/Centa | Direção Artística: Miguel Abreu | Coreógrafa: Madalena Victorino | Local: Herdade da Tapada da Tojeira, Vila Velha de Ródão | Cristina Santos, Francisco Pedro, Joaquim d’Azurém, Leonor Alcácer, Duarte Barrilaro Ruas, são alguns dos artistas que colaboraram no projeto.

O primeiro projeto artístico multidisciplinar desenvolvido a partir de abordagens de arte contemporânea realizado em Vila Velha de Ródão.

PINÓQUIO

“As aventuras de Pinóquio” de CarloCollodi inspiraram Claudio Hochman para a adaptação da obra original, procurando resgatar a história que ao longo dos anos se foi perdendo. Esta versão retoma a verdade da história, mantendo os vários ingredientes que a compõem. Interessado pela temática da relação pai-filho, Hochman procura transmitir uma ideia de construção da criança na relação com todos que a rodeiam.

Neste espetáculo, o único personagem de carne e osso é o Mestre Cereja, interpretado por F.Pedro Oliveira. É ele que conta a história a partir da sua casa-oficina, espaço onde vai construindo e descobrindo múltiplas personagens, envolto num mundo mágico de manipulação de objetos, marionetas e sombras. Um mundo onde reina a imaginação e que Claudio Hochman tem vindo a explorar ao longo de vários anos de trabalho com muitas companhias espanholas e mexicanas especializadas em teatro de marionetas. 

O cenário e a maioria dos adereços são feitos a partir de desperdícios de madeira, com o objetivo de dar vida ao “lixo” através da reutilização.

Um espetáculo para toda a família. A não perder!

Assista ao vídeo aqui

Dramaturgia e Encenação CLAUDIO HOCHMAN|  Interpretação F. PEDRO OLIVIERA e RUI MECHA | Direção técnica NUNO BARROCA | Cenografia, Adereços, Figurinos e Manipulação RUI MECHA e F.PEDRO OLIVEIRA | Composição Musical e Sonoplastia ARIEL RODRIGUEZ | Fotografia CAROLINA COUTO | Vídeo JOANA LOURENÇO | Design NICOLÁS FABIAN | Produção CASSEFAZ

M/6 ; Duração: 75min  

Para mais informações e condições de venda contactar: rita.guerreiro@cassefaz.com

CARTAS DO NOVO MUNDO

Cartas do Novo Mundo é um espetáculo construído a partir da Carta a El-Rei D. Manuel Sobre o Achamento do Brasil, de Pêro Vaz de Caminha e de alguns outros excertos de outras cartas suas contemporâneas, de pilotos anónimos, sensibilizando para o conhecimento do “verdadeiro paraíso natural” que as terras de Vera Cruz foram para os olhos dos primeiros portugueses que por lá atracaram.

Propositamente concebido para realização no Museu Nacional de Etnologia, o espetáculo é destinado a todos os tipos de públicos (famílias, adultos e grupos escolares), constituindo uma oportunidade de excelência para a descoberta deste espaço de Reserva, ímpar a nível nacional.

Espetáculo baseado naquela descrição do primeiro contacto entre os europeus e os povos indígenas do Brasil e tem por protagonista Afonso Ribeiro, um desterrado que integrou a armada de Pedro Álvares Cabral em 1500.

É a voz desse personagem, interpretado por F.Pedro Oliveira, que nos transporta de regresso a esse momento histórico e nos revela o espanto sentido pelos portugueses perante o confronto com formas de viver em sociedade marcadamente distintas da sua.

E é também pela sua voz que nos chegam as primeiras descrições da cultura material dessas sociedades, cultura expressa nos vários tipos de objetos que integram as coleções das «Galerias da Amazónia» e que se constituem como cenário por excelência desta narrativa.

Direção artística MIGUEL ABREU | Interpretação e cocriação F. PEDRO OLIVEIRA. I Produção: CASSEFAZ

M/12; Duração: 50 min  

Para mais informações e condições de venda contactar: abreuabreu@gmail.com

PAIAÇÚ

Para alguns autores contemporâneos o padre António Vieira (“Paiaçú” ou Pai Grande como lhe chamavam os gentios no Brasil de seiscentos) foi um pioneiro e paradigma de interculturalidade. Esta ideia, estimulante, convida-nos a escutar excertos de alguns sermões que Vieira escreveu afirmando que “melhor é sustentar do suor próprio, que do sangue alheio”.  PAIAÇÚ é, assim, um texto síntese de muitos escritos de padre António Vieira em defesa da libertação dos escravos índios e negros em terras do Maranhão, no séc. XVII.

PAIAÇÚ é um sermão de sermões de Padre António Vieira, que ao longo da representação se transforma num hino ao diálogo entre os povos, conciliando os textos do século XVII com cânticos dos séculos XX e XXI, interpretados por Sílvia Filipe, e que expressam diferentes manifestações de fé popular e diferentes lutas dos povos contra ditadores e exploradores, sobretudo na América Latina e em África, mas não só.

O sucesso que PAIAÇÚ tem alcançado desde 2012, não só em Lisboa mas também em outras cidades, demonstra como parte da sociedade portuguesa continua a identificar-se com os sermões de Vieira – não tanto na perspetiva de um sebastianismo salvador mas na esperança de uma mudança a partir de uma cidadania mais responsável e justa, na construção de um mundo melhor.

Sendo um espetáculo para todos os públicos tem merecido uma forte procura por parte de diversos professores e das suas escolas, já que este é um projeto que vai ao encontro de assuntos/matérias curriculares de disciplinas de português e literatura portuguesa, história, e cidadania.

PAIAÇÚ é uma performance singular sendo a Igreja o local de eleição para a sua representação. Segundo João Grosso “é totalmente diferente estar num palco ou no púlpito da Igreja. É muito interessante porque existe um envolvimento físico, o som envolve o corpo todo.

Encenação: Miguel Abreu | Texto: Padre António Vieira | Dramaturgia: Miguel Abreu e João Grosso | Interpretação: João Grosso | Sílvia Filipe I Produção: Cassefaz

M/12; Duração: 50 min  

Para mais informações e condições de venda contactar: abreuabreu@gmail.com