Cartas do Novo Mundo - NOVA TEMPORADA 2020 no Museu Nacional de Etnologia ou onde deseje ver

 

Espetáculo a decorrer nas Galerias da Amazónia no Museu Nacional de Etnologia, no Restelo, Lisboa, sob reserva obrigatória - grupos com um mínimo de 20 pessoas.

Reservas: servicoeducativo@mnetnologia.pt  ou tel 213041160

Acerte o dia e a hora que sejam mais convenientes ao seu grupo.

 

Aconselhável para maiores de 8 anos.

 

Sinopse: Os espetadores, para lá de acompanharem as descrições sobre a terra de Vera Cruz e os seus nativos de 1500 através das palavras de Pêro Vaz de Caminha, interpretadas pelo ator F. Pedro Oliveira, podem observar as coroas de penas, as lanças e os arcos, entre outros artefactos indígenas da Amazónia, em exposição. 

Uma experiência com múltiplas valências disciplinares, cruzando-as entre si e permitindo um Conhecimento mais amplo e com maior capacidade de compreensão, memorização e referenciação futura por parte dos espetadores.

Para isso contribui a criação de uma dramaturgia que oferece aos jovens espetadores uma experiência global entre a palavra dita, os objetos expositivos e os sentidos (sugestões sonoras, jogos de sombras, etc.).

Afonso Ribeiro, um desterrado da frota e citado em A Carta de Pêro Vaz de Caminha é o personagem que acompanhará os visitantes na descoberta dos diversos objetos em exposição, transformando-os em “exploradores” curiosos, atentos e expectantes.

O espetáculo–exposição é especialmente interessante para  os estudantes do 9º ano de Escolaridade, mas também para os estudantes de História (e, em particular, da temática dos Descobrimentos Portugueses e as novas configurações do Mundo dos séculos XV, XVI e XVII), da Antropologia, da Arqueologia, da Literatura e do Português.

E empolgante para todo o público que se interesse pela temática em causa e também pelas questões de aculturação, colonialismo, racismo, etc.

Projeto de CASSEFAZ PRODUÇÕES em parceria com a ACADEMIA DE PRODUTORES CULTURAIS e o MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA. Direção artística MIGUEL ABREU. Interpretação e co-criação F. PEDRO OLIVEIRA. Dramaturgia de "Carta a El-Rei D. Manuel Sobre o Achamento do Brasil", de Pêro Vaz de Caminha, edição Alêtheia Editores, 2014. Cruzada com edição de Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, edição de 2000. Consulta de Terra Brasil 1500 – A Viagem de Pedro Alvares Cabral, testemunhos e comentários de Carmen Radulet edição de Chaves Ferreira Publicações, 1999. Carta do Piloto Anónimo.

Duração: espetáculo 35 minutos + 30 minutos visita guiada = 70 minutos aprox.

Informações para apresentação em outras cidades e locais: 919732693 ou abreuabreu@gmail.com

Preço Grupo: 7,00€ por pessoa, (entrada gratuita para os professores com grupos organizados de estudantes, ou para o organizador/dinamizador de grupos de espetadores adultos)

 Onde: Museu Nacional de Etnologia, Av. Ilha da Madeira 1400-203 Lisboa 

(Restelo, junto ao Estádio do Belenenses)

Estacionamento: Facilidades de estacionamento